PROINVESTORS

FAQ

Esta seção procura responder as perguntas e dúvidas mais comuns aos que iniciam no mercado de ações. Longe de ser um texto completo, é apenas um guia para auxiliá-lo a ir adiante. Se esse for o caso, verifique as outras alternativas oferecidas pela PROINVESTORS.

Devo investir na Bolsa?

Acreditamos que você deva ao menos avaliar cuidadosamente essa alternativa. Há muitas formas diferentes de investir na Bolsa de Valores, e tais formas são desconhecidas pela maioria das pessoas. Entretanto não são complexas. Assim, sugerimos que comece a se informar e a aprender sobre o mercado de capitais. Temos certeza que muitos descobrirão que o Mercado de Ações possui atrativos para parte de seus investimentos. Quer saber por que? Continue lendo...

Investir na Bolsa deve gerar maiores ganhos no longo prazo, desde que certos cuidados sejam tomados. Há uma série de detalhes que devem ser conhecidos para evitar desagradáveis surpresas. É para atender essa demanda que oferecemos Palestras Gratuitas e Cursos para quem deseja se aproximar desse mercado.

O que preciso para investir na Bolsa ?

Conhecimento, disciplina, paciência e cautela são importantes características que você deve desenvolver. Contenha a emoção de certos ganhos altos, busque os ganhos de longo prazo. Lembre-se que as ações caminham com altas e baixas, habitue-se a eles e utilize as ferramentas e técnicas para reduzir os riscos.

Para se cadastrar junto à Link Investimentos você deve preencher o cadastro on-line, imprimir e assinar os documentos e levá-los à PROINVESTORS. Lá, após uma checagem preliminar, faremos uma cópia do documento de identidade e de um comprovante de residência (recente e com o mesmo endereço do cadastro). Enviaremos seu cadastro imediatamento para aprovação.

Como funciona?

Uma vez aprovado seu cadastro, você poderá enviar ordens de compra ou venda de ações ou títulos através da Mesa de Operações ou via Home Broker (pela Internet).

No início sugerimos que você venha à PROINVESTORS para ser auxiliado em qualquer dificuldade, além disso, participe das palestras gratuitas e cursos por nós promovidos.

Operar via Home Broker significa atuar mais isoladamente, numa espécie de auto-atendimento. Você deve utilizar as ferramentas e análises disponíveis no site LinkTrade para apoiá-lo na tomada de decisão.

Caso deseje um acompanhamento mais personalizado, a operação via Mesa pode ser interessante. Com o tempo você irá decidir qual o meio mais adequado ao seu perfil.

Quais são os riscos ?

Depende do tipo de operação que você pretende realizar. O interessante é que há operações que permitem dosar a relação risco-retorno. Entretanto, algumas dessas operações não são aconselhadas para quem está començando. Melhor iniciar com operações e papéis mais tradicionais, e ir mudando à medida que for conhecendo o mercado e seu perfil.

Uma coisa é sempre verdadeira: risco e retorno andam sempre de mãos dadas. Operações que possibilitam retornos maiores, possuem maior risco. Operações de baixo risco, por outro lado, possuem menor retorno. Dito de outra forma, quanto menor for o retorno esperado, maior a probabilidade que realmente aconteça.

O importante é perceber que há alternativas para se expor menos ao risco. Entretanto estas alternativas são menos comentadas porque possuem menos apelo.

Onde ficam minhas ações ?

As ações que você compra ficam custodiadas na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), através do seu CPF. Tais ações são suas e a posse independe da corretora. Apesar de estarem vinculadas a sua atual corretora, é possível solicitar a transferência de custódia para outra corretora que você tenha conta.

Que tipos de operações existem?

Há várias formas de operar. As mais conhecidas são:

  • Posição / Longo Prazo / Buy and Hold
  • Aqui o investidor está interessado em comprar ações e esperar prazos bem longos para ir formando um patrimônio. Ele não está preocupado nas oscilações de curto prazo. Aproveita as crises para comprar mais ações baratas. Algumas vezes vende quando há muitos ganhos, os investidores podem se desfazer de parte das ações para reequilibrar a proporção de aplicações de renda variável (Ações) em relação a outros investimentos.

  • Position Trade
  • O objetivo é tentar surfar uma tendência de alta (ou baixa) de longo prazo, mas não espera ficar com o papel por muito tempo. Tipicamente busca-se uma alta de alguns meses. A saída da operação é determinada pelo final da tendência.

  • Swing Trade
  • É o operador que opera em prazos menores, tipicamente de alguns dias a algumas semanas. Muitas vezes sai do papel após ter um certo ganho percentual, independente da tendência do papel.

  • Day Trade
  • É o operador que compra e vende ações no mesmo dia. De caráter bastante especulativo, essa forma de operar exige uma dedicação bastante elevada, e o operador passa o dia conectado ao pregão e notícias.

  • Outras...
  • Há ainda outras formas e estratégias de operar, como Long & Short, o Financiamento através do Lançamento de Opções, entre outros. Sugerimos que o investidor só procure estas formas quando se sentir confortável com outras operações, e quando puder se entender melhor dentro do mercado. Possuímos diversas palestras gratuitas sobre estes temas. Algumas possuem seu próprio curso.

Qual tipo de operação devo usar?

Depende de vários fatores, mas sugerimos iniciar cautelosamente: operar em prazos maiores custa menos esforço (de tempo e emocional) e não significa, necessariamente, ganhos pequenos.

Não se deixe levar por uma euforia inicial. Em períodos de longas altas, como as que vivemos nos últimos anos, há o risco de todos se sentirem seguros, aumentando o volume das operações, atropelando os princípios da gestão de risco para obter ganhos maiores. Uma baixa, nesses casos, pode ser dolorosa. Entre os fatores que você deve levar em conta ao decidir como operar, estão:

  • Tempo a dedicar;
  • Objetivos com o investimento;
  • Prazos e necessidade de eventual resgate;
  • Aceitação ao risco;
  • Idade;
  • Grau de tensão suportada.

Há pessoas que ficam incomodadas quando vendem um papel com lucro e depois observam o papel continuar subindo. Essa postura não é saudável. Uma vez que a decisão foi tomada, é fato. Parta para outra. Compare seus rendimentos com alternativas como renda fixa ou o índice iBovespa, não com o que você deveria ter feito.

Por onde começar?

Aconselhamos iniciar um processo de aproximação ao mercado de ações antes de começar a operar. Conheça os termos e o funcionamento, as operações básicas, algumas empresas de cada setor. Entenda os conceitos de Análise Técnica e Fundamentalista. Verifique nossa agenda de cursos e palestras gratuitas.

Ainda na dúvida?

Faça-nos uma visita, ou participe da Palestra Mercado de Ações – Primeiros Passos, que é a palestra para tirar as suas dúvidas iniciais.